sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O que acontece

TRABALHO INFANTIL

“O Distrito Federal é a unidade da federação com o menor índice. Todavia, nós temos aqui dois tipos de trabalho infantil absolutamente perigosos, que são o trabalho infantil informal e o doméstico, pela dificuldade de se detectar e de se combater”, explica a promotora do Ministério Público do Trabalho Valesca Monte.

“O trabalho precoce está diretamente relacionado à evasão escolar. Ou nos casos em que as crianças continuam na escola, são crianças que, muitas vezes, costumam trabalhar no contra-turno. Daí a necessidade de se investir na educação. Não somente no horário escolar, mas também no horário que ela sai da escola, com atividades extracurriculares relacionadas a esporte, artes, para que essa criança não seja estimulada a trabalhar mesmo estando na escola.”



Desnutrição mata 6 milhões de crianças ao ano, diz FAO

Seis milhões de crianças morrem por ano, no mundo, por causa da fome e de doenças agravadas pela desnutrição, segundo a FAO - organismo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. A maioria morre de doenças infecciosas curáveis como pneumonia, diarréia, sarampo e malária porque já está debilitada pela má nutrição, de acordo com estudo da FAO
.
http://www.midiadf.com/



Desnutrição entre crianças indígenas

[...] Há um índice importante de desnutrição entre as crianças indígenas, “principalmente naquelas etnias que têm falta de território”.
[...] Isso pode ser observado especialmente nas populações que vivem em reservas reduzidas, que não oferecem métodos tradicionais de alimentação, como a caça e a pesca.
http://www.pick-upau.org.br/

Recomendo o site. Além de assuntos como desnutrição indígena, o site aborta temas como a polêmica da transposição do rio São Francisco, diminuição do desmatamento da Amazônia, leis de educação ambiental, fiscalização do Ibama e proteção aos animais. Aceitam voluntários!



Santuário Sagrado dos Pajes

No dia 01 de novembro de 2007, a imprensa local noticiou como matéria de capa, a licitação para escolha das empresas que executarão o projeto de implantação do Setor de Expansão Urbana Noroeste, na cidade de Brasília - DF. Algumas considerações sobre o local de implantação do projeto da expansão urbana que abrigará um conjunto habitacional para aproximadamente 40.000 pessoas, atendendo a demanda de moradia da CLASSE MÉDIA ALTA, além de comércio a cada duas quadras:

O local é área de proteção ambiental por ser zona nuclear da Reserva da Biosfera do Cerrado; consiste em sítio arqueológico com várias referências de ocupação indígena na região. Condensa um lençol freático banhado pelo Ribeirão Bananal. Constitui-se em área indicada pela UNESCO para tombamento em face da biodiversidade, eis que congrega espécies vegetais típicas do cerrado e espécies de plantas medicinais.

Parte da área é TERRA INDIGENA e de inegável importância social, cultural, étnica e ambiental.
A RELAÇÃO DOS INDIOS COM A TERRA É ESPIRITUAL E MERECE SER PRESERVADA, COMO ELES PRESERVAM O MEIO AMBIENTE DO LOCAL ONDE VIVEM, A FAUNA E FLORA DO CERRADO.

http://midiaindependente.org/
Recomendo o site.



AIDS no DF

Atualmente observa-se a categoria heterossexual como a principal via de transmissão, consequentemente elevando o número de casos em mulheres e crianças, distribuindo-se em áreas mais carentes do DF, caracterizando-se como a pauperização, feminilização, interiorização e heterossexualização da epidemia.
http://www.aidscongress.net/

[...] Na Asa Norte, que há três anos registrava 23 casos, o índice diminuiu pela metade. Foram identificadas apenas 10 pessoas com HIV na região em 2002. Para a gerente do Programa de Combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids do DF, Josenilda Gonçalves, a ‘‘pauperização’’ da epidemia segue uma tendência nacional, assim como o aumento da contaminação entre mulheres e jovens. ‘‘Para mudar esse quadro, estamos fazendo uma parceira com o Programa Saúde da Família e as rádios comunitárias. Também vamos capacitar profissionais para trabalhar em centros de saúde das regiões mais preocupantes.’’
http://www.giv.org.br/

Contaminação
1,5 mil - é o total de pessoas com Aids no Distrito Federal
11 - é o número de soropositivos em cada grupo de 100 mil habitantes da capital



Reciclagem

O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, mas recicla menos de 5% do lixo urbano – valor muito baixo se comparado à quantidade de material reciclado nos Estados Unidos e na Europa (40%).

De tudo que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutilizado, e outros 35%, serem transformados em adubo orgânico.

Hoje, em vez de restos de alimentos, as lixeiras transbordam de embalagens plásticas (mais de 100 anos para decompor), papéis (de 3 a 6 meses) e vidro (mais de 4.000 anos).

Mas o problema não é, propriamente, a característica do lixo produzido, hoje, nos grandes centros urbanos, mas o destino dado a ele. Muitos desses materiais podem ser reaproveitados ou reciclados, diminuindo, assim, as enormes montanhas formadas nos lixões da cidade e, conseqüentemente, a degradação do meio ambiente.
http://www.guiarh.com.br/pp117.html

Outro problema que as pessoas enfrentam muito frequentemente é sobre o que fazer com aquele material que já não querem utilizar por questões funcionais ou outras quaisquer, mas também não podem simplesmente jogar no lixo, como máquinas de lavar, geladeiras, camas e outras infinidades de eletrodomésticos e móveis em geral. O destino final desse "lixo" é quase sempre um lugar abandonado onde o carroceiro termina por despeja-lo.
Uma solução: Ter um lugar destinado a esse "lixo", onde ele pudesse ser restaurado e repassado para pessoas carentes.

2 comentários:

DEEP disse...

Srta. Amanda, primeiro, obrigado pelo comentário!!!

Segundo, agradeço tb o seu convite!

Não sei exatamente oq vc quer fazer, mas sei q as coisas começam com idealismo e esse vc demonstra ter.

Não sou exatamente um artista... Quer dizer, pratico e me dedico à Arte Marcial Taekwondo! É uma forma de expressão muito forte, inclusive. E bela tb, mas as pessoas costumam ver a arte marcial não como mais uma expressão do Belo, mas pelo seu lado prático e letal. Enfim, pra mim é o uso do corpo!

Mas oq eu sei tb é q a Arte é capaz de emancipar o indivíduo! Acho q a arte é capaz de evidenciar oq de melhor há nas pessoas, além de entretê-las, aumentar sua cultura, sua sensibilidade e gerar emoção!

Isso pode ligar um indivíduo ao outro, né? Pq gerainteresses em comum...

Moça, estou disposto a conversar mais sobre suas idéias, tá? Escreva qdo quiser/puder... Eu farei o mesmo! De repente, chegamos a uma idéia incrível!

Parabéns!

Unknown disse...

Então Amanda, q bom q existem ainda pessoas assim!

Depois de ler seu últmo comentário eu entendo melhor quais são suas preocupações!

São válidas! E nobres!

Admiro isso!

Não quero parecer chato ou lançar um balde de água fria, mas tenho por costume observar as questões pelo máximo número de ângulos, ok?

Então, acho q é preciso formatar melhor ainda! Pq? Pra q consigamos achar algo em que, de fato, se possa atuar! (nisso entra toda a burocracia, parte formal, blá blá blá... Mesmo q só nos reunamos e façamos algo, seria legal fazer atas, no mínimo!)

Vc tem toda razão! É como na física! Pra iniciar um movimento é preciso vencer a inércia! Sair do zero! Uma vez feito isso, o movimento é favorecido pela própria inércia!

Acho ótimo q queira algo abrangente! E acho ainda mais legal - e realista - q não queria o formato de ONG...

Por um lado, é um formato necessário! É o tipo de formulação jurídico-legal capaz de dar existência e visibilidade aos movimentos sociais, MAS, de fato, já q oq existe hj é zero, é preciso iniciar!

Acho q, inclusive, a época de natal é ótima pra isso!!!

Precisamos formar um grupo! De gente interessada, corajosa e disponível!

Criaremos algo!

A época de natal é boa pq as pessoas têm tempo e seus corações costumam estar tocados pelo espírito cristão!

Não sei sua orientação religiosa, mas eu sou católico... De qualquer maneira, acredito q nessa época do ano, nem q seja pelo apelo comercial dos presentes, as pessoas se voltam um pouco mais pro próximo!

Então, podemos convencer de q um ótimo presente - único e sem preço - é doar a si mesmo! Doar tempo, presença!

Acho legal montar um grupo e termos conversas, palestras mesmo, sobre esses temas preocupantes! Vc tem mais contato, conhece os dados e as estatísticas... Bem trabalhado isso comove e é capaz de gerar engajamento nas pessoas.

E tudo q surge agora, conta inicialmente com a simpatia, com o "gás" dos envolvidos, mas depois, acabam as férias, "a vida diária" exige espaço, e as pessoas - pela opressão q elas próprias têm em suas vidas - precisarão olhar de novo pros seus próprios umbigos, né? Até pra dar continuiudade ao q começaram... Então, é preciso ter isso em mente!

Amanda, não sei se fui muito claro, mas a idéia é q é possível sim gerar algo do nada!

Algo belo, principalmente! Belo e útil!

Já ouviu falar do Albert Sabin? Pois é... Ele vivia num mundo em q uma doença prejudicava crianças e ficou tão indignado q criou uma vacina! PERFEITO, não?

Nós tb podemos transformar o mundo à nossa volta! Entretanto, precisamos ter foco, saber exatamente oq mudar de lugar e como, pra q dê certo! E precisamos saber tb q o trabalho é enorme, q aceitar isso é só uma tarefa a mais pq os outros aspectos da vida não vão parar... E resumindo, acho q é hora de aproveitar a disposição do ambiente, do momento e usar isso a favor dessa boa intenção.

O mundo precisa de lideranças e direcionamentos!

E as pessoas q inspiram podem ver suas idéias irem muito mais longe do q imaginaram...

Eu pretendo participar! Eu e minha namorada! Já somos 2! 3 Contigo!

Mas, é claro, esses são os primeiros passos, né?

Mas tudo q existe aí de concreto no mundo, um dia foi só idéia, só sonho, só conjectura!

Eu acho q nisso, somos parecidos Amanda!

Vc quer fazer algo grande! Eu tb!

Sorte!!!